Apesar de já estarmos no século XXI, ainda vemos as muitas dificuldades em ter direitos básicos garantidos ao redor do mundo por parte das mulheres. As mulheres continuam em busca de condições equalitárias. No Brasil a misoginia ainda é uma triste realidade, somos um dos países com a maior incidência de feminicídio, por isso as Mulheres nunca podem baixar guarda. O machismo estrutural ainda dita muitas das regras vividas no dia a dia deste pais.
Por isso a data é tão importante, comemorar e vitalizar as batalhas nesta data de 8 de março, pois ela faz com que o mundo pare por um dia para ouvir o que as mulheres têm a dizer e, esta intervenção tem que ser cada vez mais contundente às mudanças necessárias que devem se implementadas em nossa na sociedade.
Temos uma riqueza de mulheres que foram nossos exemplos e que sempre, sempre trabalharam para que as mulheres e as minorias tenham voz. Nossa querida Mãe Sylvia de Oxalá sempre foi sem dúvida uma destas mulheres importantes. Seus trabalhos e suas falas sempre nos ensinaram como a voz feminina precisa ser ouvida e respeitada.
Estamos em um momento difícil neste mundo e também é um ano de eleição, devemos voltar nossos olhares para observar quem de fato trabalha pela equidade de gênero, devemos fazer escolhas que fortaleçam as mulheres, que são a maioria da população, que são a maioria das responsáveis na manutenção das famílias, é mais do que nunca hora de se prestar atenção e fortalecer todas as mulheres em todas as possibilidades.
As meninas, as mulheres podem tudo e devem buscar seus sonhos, e desta forma devem ser respeitadas.
As mulheres são a possibilidade de melhorar, de cuidar de tudo como sempre fizeram, a começar pela educação de seus filhos. E é necessário se ressignificar o papel da mulher na sociedade, já há muito tempo as mulheres são provedoras, estudiosas, cientistas, médicas e podem ser o que elas quiserem.
Hoje as mulheres já são mais valorizadas por seus talentos e habilidades e sofrem menos preconceitos a cada dia. Mas ainda estamos muito longe de atingir o respeito que nos é devido.
No Brasil ainda temos um agravante que nunca pode ser esquecido que a relevante luta social contra o racismo que faz com que as Mulheres Negras tenham que redobrar seus esforços para ter seus direitos a acesso à saúde, educação, alimentação e emprego.
Temos todos que nos somar mulheres, homens, todos os generos LGBTQIA+ para não se perder direitos, para não retroceder, temos que nos somar e cuidar uns dos outros para que o mundo um dia venha a ser de fato equalitário, respeitoso, com amor e sem medo.
0 resposta para “8 de Março de 2022 – Dia Internacional da Mulher”